terça-feira, 6 de setembro de 2011

O MELHOR REMÉDIO É A ESPERA

Essa frase invadiu meu coração após uma conversa com a Nefrologista.
A Nefro foi muito atenciosa e cuidadosa ao explicar o quadro que o Kauê apresenta nos últimos dias: Glomerulonefrite. Ã! Nefrite Aguda.
Quando as enfermeiras me dizem q a pressão está 15X10 dá um friozinho na barriga e no coração. Pelo tempo que já estamos aqui entendemos que a pressão arterial do Kauê aumenta devido ao mau funcionamento dos rins; ocorre um acumulo de líquidos (xixi) no organismo, esse pressiona os órgãos e eleva a pressão. Uma coisa leva a outra e todas têm um foco: RINS.  
Como foi me dito que ele não estava com infecção urinária e disfunção renal logo pensei: temos que tratar essa bactéria que entrou nos rins. A médica vai dar um remédio para combater e com ele a previsão exata do dias que teremos que nos submeter ao tratamento, assim estaria certa e segura dos dias vindouros. Sempre queremos saber como vai ser, quando, como... eita mania.
A Nefro sorriu e me explicou todos esses questionamentos que fiz questão de mencionar a ela. Kkkkkk.
- A Nefrite aguda ocorre justamente porque uma bactéria, que ao tentar entrar nos rins, por infecção de garganta ou por derme (caso do kauê que estava com um machucadinho por quase um mês e toda vez cutucava, demorando a curar) é barrada por um grande mecanismo de defesa produzido pelo próprio Rin. Todo esse “esforço” que o rin fez para o combate causa um desgaste que gera um desequilíbrio em sua função correta: filtrar.
Como ele não está filtrando as impurezas do corpo gera o acúmulo de líquidos (xixi). Esse por sua vez tem uma sobrecarga aumentando a pressão arterial e quando realmente está muito alta é preciso entrar com medicação para baixar essa pressão, que conseqüentemente age como um diurético, que explusa os liquidos (impurezas) que faz com que a pressão se normalize (muito legal, né? Como Deus é perfeito em toda a sua criação, que engenhoca é o nosso corpo humano).
Pois bem, se não tem bactéria nos rins (foi certificado através dos exames) como vamos tratar? Qual remédio? A espera! E muita observação para que no período da esperar, enquanto o corpo estiver sem alguns mecanismos de defesas, nenhuma outra bactéria queria se aproveitar dessa fragilidade momentânea do corpo e causar outras complicações como problemas de respiratórios, desenvolver um quadro de hipertensão, etc. Então aqui sob os cuidados de médicos e enfermeiras vamos saber quando e o que combater só no momento adequado (uma investigação minuciosa) para que assim o organismo do Kauê não venha a ficar dependente de medicamentos.
- Se fizermos uso de medicamento contínuo (tomar o remédio para a pressão ficar estável, com hora marcada) seria como um alívio momentâneo, pois assim os Rins iriam se adaptar a funcionar somente com o uso das medicações e passaria a não voltar a exercer suas funções conforme foi proposto em sua criação.
A postura adotada pela equipe médica acreditamos ser direcionada por Deus, refletindo todo o cuidado com nossas vidas. Como Deus é perfeito, detalhista.
Eles me disseram que o tratamento não tem dia para acabar (aproximadamente de 10 a 15 dias) porque justamente depende da resposta que corpo do Kauê irá produzir com o caminho inverso ao apresentado. Se o corpo está retendo líquidos diminuíram a ingestão de sal e estamos controlando a entrada de líquido, para que assim os Rins possam calmamente readaptar as suas funções normais, refletindo em um equilíbrio da PA. Todo esse cuidado e zelo está acontecendo para que o Kauê saia daqui com os rins funcionando bem e sem uso de medicamentos contínuos.
A possibilidade de ocorrer como seqüela uma hipertensão não foi descartada pela médica, porém uma grande esperança foi pontuada nos esclarecimentos de todos esses procedimentos.
Logo então continuei sendo ministrada: AS GRANDES CURAS ACONTECERAM APÓS MUITO TEMPO DE ESPERA não importa o tempo que leve... vou tão somente crer e clamar!
 A cura de uma mulher que tinha um fluxo de sangue há doze anos (Mar. 5:25-34); a cura de um cego de nascença (João 9:1-38) ; a cura de homem paralítico há trinta e oito anos ( João 5:1-9) entre outras”.
Ainda que os ventos estejam contrários... eu vou crer!
Beijo bem grande no coração,
Vanessa Souza

2 comentários:

  1. "Clama a mim e responder-te-ei, anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes".Jr33:3
    bjs

    ResponderExcluir
  2. CONTINUAMOS ORANDO POR VOCÊS, QUE DEUS EM SUA INFINITA BONDADE, CUIDE DO KAUEZINHO BEM DE PERTINHO E QUE ELE SEJA CURADO EM NOME DE JESUS.
    MANDA UM BEIJÃO PRA ELE, GOSTO DEMAIS DESSE MENINO.

    ResponderExcluir